A Escola Estadual Lindembergue Rocha Cardoso foi fundada em 09 de dezembro de 1998 e seu funcionamento começou em 16 de março de 1999. Inicialmente esta Instituição foi projetada para atender alunos de 5ª a 8ª série. Entretanto, por falta de professores com formação para atuar neste nível a Secretaria de educação do estado da Bahia autorizou a Unidade Escolar a oferecer o ensino de 1ª a 8ª série.
Na época da decisão da fundação existiu um conflito, pois o local destinado à escola era um campo de futebol, constituindo-se, segundo representantes da comunidade, no único lazer do lugar, e não havia proposta de criação de outro espaço destinado a este fim, alguns moradores desejavam a construção de um posto de saúde ao invés da escola. Após muitas reuniões, decidiu-se construir um espaço educacional, porém alguns não se conformaram, e membros da vizinhança contrários à implantação deste estabelecimento, começaram a depredar a escola, o local também no passado era um local destinado à desova de cadáveres. Esta situação foi resolvida parcialmente pela maioria dos moradores que optaram pela construção da escola.
Anteriormente, o turno noturno funcionava, mas este foi fechado devido a ameaças contra seu quadro de funcionários, na maioria das vezes realizadas por pessoas das comunidades circunvizinhas.
A construção da escola foi uma parceria entre Governo Estadual e do Projeto Bahia Azul através de uma ONG que financiou a obra. Durante o primeiro ano de funcionamento a Unidade Escolar atravessou diversas dificuldades: Não havia máquinas de datilografia, mimeógrafo, computadores, as provas eram impressas com mimeógrafo emprestado por uma escola particular da comunidade.
Os funcionários de serviços gerais ajudavam na matrícula, os alunos ajudavam na limpeza, distribuição de merenda. A interação entre alunos e corpo docente deu origem à criação de um grupo de voluntários com crachás que eles mesmos denominaram de “FUNCIONÁRIOS DA VEJA”.
Um mutirão composto por pessoas da comunidade escolar organizou a biblioteca, nomeando-a por Biblioteca Lucy Cardoso, em homenagem à viúva do patrono da escola Lindembergue Cardoso, grande mestre, compositor e cartunista da Universidade federal da Bahia.
A dificuldade de acesso à escola desde a sua fundação dificulta a permanência de professores nesta Unidade de Ensino.
Devido às resistências relatadas, a Direção escolar, desde a fundação desta Unidade de Ensino, criou alternativas para aproximar a comunidade atendendo as necessidades sociais dos moradores, cedendo a escola para reuniões, missas e aniversários.
Hoje a escola faz parte do Projeto Escola Aberta, que é um projeto do Governo Federal com objetivo de aproximar a escola e a comunidade local e circunvizinha, intencionando que estas sintam-se pertinente a mesma.
Algumas oficina/atividades já existiam antes deste projeto sendo intensificados a partir dele. Dentre as atividades e oficinas do Programa Escola Aberta, a Unidade Escolar oferece cursos em: informática, violão, hip-hop, Futsal, marcenaria, reforço escolar (Língua Portuguesa), biscuit e culinária, deste modo havendo assim uma maior aproximação e interação entre instituição e comunidade.
Contamos também com o projeto Mais Educação que é uma iniciativa do governo federal com o propósito de implantar a educação integral, inicialmente contamos com as oficinas de letramento, matemática e saúde funcionando a todo vapor.
Parabéns! olá Escola Lindembergue visite Educação Interativa, faz parte da sua historia.Sou seguidora.
ResponderExcluir